Eu sei que "Gaming Post" pode parecer algo chato para muitos, mas SPORE é uma exceção - ele é um jogo para todos (todos mesmo, meninas, etc...qualquer um) então quem tiver afim de fazer algo diferente no PC e se divertir muito, leia =3
É muita ambição de minha parte querer fazer um tópico sobre um jogo como SPORE, na verdade, pois é muito difícil resumir um universo inteiro num simples tópico, mas vou tentar dar uma visão geral da coisa...
Antes, apenas uma coisa pessoal... para mim, existem 3 tipos de jogos: os ruins, os bons e os que eu pago pau. Os ruins eu apenas digo que são ruins e por quê. Os bons, a grande maioria, eu falo que são bons e por quê. Agora, os que eu pago pau... São aqueles que eu me empolgo até quando falo... Pois são MUITO bons. E SPORE com certeza entra nessa categoria... SPORE deixou de ser um jogo, SPORE é um estilo de vida e - acreditem - eu NÃO estou brincando.
Ponto Interessante: Nesse post em particular, as imagens mostradas foram tiradas por mim =3 no meu SPORE ^^
Pronúncia:
Brunês (Correto) - "Spór"
Danielês (Incorreto) - "Ispórê"

S P O R E
Desenvolvido por MAXIS
Distribuido por EA Games
Antes de tudo, acho que o melhor jeito de explicar SPORE é tentar dar uma idéia da genialidade da coisa. O jogo foi concebido por, ninguém mais, ninguém menos, do que o (na minha opinião) GÊNIO Will Wright. Você já deve ter ouvido falar dele, se o nome lhe for desconhecido, ele também é famoso por criações como o jogo mais vendido da história, THE SIMS, e uma marca de muito sucesso e sempre inovadora, SIM CITY, entre outros...
Will Wright sempre sonhou alto, muito alto. Ao invés de jogar um jogo trilhado, sem graça, em que você joga uma vez até o final e pronto... Por que não criar um jogo sem fim? Um jogo onde TUDO é você quem faz como quer? Veio primeiro Sim City, onde você faria sua cidade dos sonhos. Surgiu então The Sims, onde você seria mais pessoal, criando famílias e amigos e um universo de relacionamentos, amizades e eventos.
Tela principal do jogo. É basicamente como The Sims, mas ao invés de "Lotes de uma vizinhança", você escolhe planetas de uma galáxia. Cada planeta tem um jogo salvo e cada planeta é diferente. E é infinito - cada vez que um novo jogo é iniciado, um novo planeta estará disponível para iniciar um outro jogo.
Mas não parou por aí. A mente de um gênio (sim, eu pago um pau pra ele) não tem limites e Will sonhou mais alto :P ele sonhou em ao invés de cuidar de uma cidade, ou de uma casa, por que não cuidar de uma espécie, de um planeta, de um sistema, de uma galáxia inteira!?
E assim surge SPORE. O jogo é como se fossem vários jogos dentro de um, em divisões chamadas "Estágios". São 5 estágios:
Estágio Celular
Onde você é apenas uma de milhares de células e seres primários lutando pela sobrevivência na Sopa Primordial. Pra quem não lembra, essa "sopa" são os oceanos primitivos onde começa a surgir a vida. É uma fase ligeiramente divertida, pois parece um jogo de internet, simples e rápido: você deve controlar a sua célula, seja ela carnívora ou herbívora, e sobreviver. Ao longo do caminho, você deve buscar comida e se reproduzir, gerando novas células em que você pode colocar "evoluções" "compradas" com "pontos de gene", que você obtem ao longo do processo.
Na minha opinião, o mais fantástico da fase celular é ver como o "zoom", ou seja, o mundo ao seu redor "aumenta" conforme sua célula vai crescendo de tamanho: a príncipio, você vê células e criaturas enormes, mas alguns segundos depois, elas são pequenas presas fugindo de você - e sem telas de "Loading" - você cresce em tempo real e isso é muito legal.
" Yes! Plâncton! " - Imagem do estágio celular. Aquela criatura enorme no fundo um dia será menor que você, do mesmo jeito que essa alga gigante (que na verdade é um plâncton) um dia será um pontinho verde.
Após o estágio celular, sua criatura é uma de muitas a desenvolver patas e avançar para o estágio de Criatura, praticamente o maior estágio do jogo e onde sua espécie ganhará forma.
Estágio de Criatura
É o estágio onde você começa a definir a personalidade de sua espécie. Todas as suas atitudes irão refletir no futuro, começando agora. Você começa o estágio em um ninho juntamente com outras criaturas de sua espécie. A partir daí, você deve obter comida e interagir com outras criaturas para avançar. Você irá destrui-las?! Ou você irá fazer a paz com elas? Sendo carnívoro, é muito provável que você acabe sendo um predador, sendo herbívoro, é provável que você acabe sendo sociável, mas sempre há também o meio termo: Se você se desenvolveu como onívoro no estágio celular, você estará livre para decidir seu futuro, sendo predador, social ou adaptável (o meio termo). Cada uma dessas características irão refletir no futuro.
Vale lembrar que ao longo do caminho, você desbloqueia mais e mais partes para sua criatura, e as possibilidades são infinitas. O jogo conta com um criador de criaturas que permite você fazer o que imaginar e sem dificuldades. As partes disponíveis são centenas e cada uma delas pode ser deformada, aumentada, diminuida, colorida... Para você ter uma idéia, existe uma "compilação" das criaturas criadas pelos jogadores, chamada Sporepedia, que já conta com mais de 14 milhões de criações - TODAS umas diferentes das outras. Crie a criatura dos seus sonhos no estágio de criatura, faça-a dançar e cantar sendo um ser sociável ou golpear e investir, sendo uma máquina de matança - a decisão é sua. Além disso existem vários e vários eventos ALEATÓRIOS que podem acontecer durante o estágio de criatura - você pode ser visitado por aliens, naves que abduzirão outros seres, encontrar ruínas antigas e coisas do gênero.
Criador de Criaturas. E não acaba aí - o jogo conta com vários criadores que serão acessados mais pra frente: criador das roupas das suas criaturas, criador de veículos, prédios e até naves espaciais.
Após o estágio de criatura, sua espécie estará oficialmente formada e você não poderá mais modifica-la. O próximo estágio é o Estágio Tribal, onde você formará uma sociedade e definirá o tipo de povo de sua espécie, interagindo (ficando amigo ou destruindo) com outras tribos.
Estágio Tribal
O estágio tribal tem como objetivo juntar comida e definir o perfil de sua criatura. Nele você administrará uma pequena vila e comandará sua espécie como num jogo de estratégia simples. Equipe-os com lanças ou machados, instrumentos e redes de pesca e toda sorte de equipamento necessário para atingir a superioridade entre todas as tribos.
É um estágio relativamente curto, o preparando para o verdadeiro estágio de estratégia, que é o estágio de civilização.
Dança da Chuva? Não, eles dançam música mexicana mesmo. Não me perguntem por quê, mas é engraçado assistir.
Após o final do estágio tribal, tenha sido ele pacífico ou conturbado, chega o estágio de Civilização, que é quando sua espécie evoluiu e se uniu e criou a primeira cidade.
Estágio de Civilização
O penúltimo estágio do jogo é semelhante ao tribal. Mas ao invés de vilas em uma parte do planeta e controlar tribais em busca de comida, você governará cidades no planeta inteiro e ao invés de comida, o recurso agora é "Sporegranas", ou seja, dinheiro.
O objetivo do estágio de civilização é ser a única nação presente no mundo. Para isso, você deverá se relacionar com as outras nações emergentes. Você pode destruí-las, compra-las, converte-las ou ser aliado delas, e quando todos os inimigos forem eliminados, os aliados irão fielmente se unir à você, vencendo o estágio. O que define seu perfil foram suas atitudes passadas: Tribos que venceram por meio da força serão nações militares nesse estágio. Tribos que venceram por meio do social, serão nações econômicas - comprando as outras cidades, e tribos que venceram de forma balanceada, serão nações religiosas - convertendo seus oponentes. Cada característica acumulada nos estágios anteriores irá lhe render poderes especiais nesse estágio. Criaturas que sempre foram agressivas terão à sua disposição armas nucleares e coisas do gênero. Criaturas sociais terão propagandas e outros mecanismos de conversão. Você pode inclusive trabalhar de várias maneiras. Não importa seu tipo, cada vez que você conquista ou compra ou converte uma cidade, você pode escolher se ela continuará como era (religiosa, militar ou econômica) ou se ela se tornará do seu tipo.
Ao invés de aldeões, dessa vez você controla veículos - aquáticos, terrestres e aéreos. Use-os com sabedoria. Você constrói a cidade como quer, procurando sempre manter o povo feliz e produtivo. Você também pode decorá-la com praças, etc, ou até mesmo criar um hino para ela - a música que tocará quando a tela estiver perto da cidade.
Temam o meu poder militar, infiéis!
É nesse estágio que você começa a perceber um pouco do perfil do jogo. Já é possível visualizar o planeta inteiro e sua rotação - dia e noite e como as estrelas mudam de lugar. Também já é possível observar os planetas próximos que provavelmente serão suas colônias no estágio final - o estágio Espacial. Outra coisa incrível nesse jogo são os detalhes. Se você aproximar a tela, verá seu povo nas cidades fazendo diversas atividades, além das batalhas que são muito legais. As torres atirando contra os aviões ficaram muito bem feitas e as cidades tocam alarmes quando atacadas, daqueles compridos de bombardeio, sabe? É muito bacana...
Quando todas as cidades do mundo forem suas, sejam por bem ou por mal, sua espécie irá iniciar o programa espacial, e agora a grandeza de SPORE será revelada...
Estágio Espacial
O estágio Espacial é de longe o mais longo. Afinal, não há mais estágios. Porém, eu sei que é estranho falar assim, mas é aqui que o jogo realmente começa. Tudo que aconteceu antes foi um preparo para isso, foi uma prévia, foi você definindo a personalidade de sua espécie pois o verdadeiro desafio de SPORE, a verdadeira aventura começa no estágio espacial.
É simples: seu povo cria uma nave (na verdade você cria) e passa a pilotá-la. A partir daí, cabe a você expandir seu império. O alvo final é o centro da galáxia. Sabe-se que há um segredo lá, mas não se sabe qual. EU não sei qual, em meu jogo ainda não cheguei ao centro da galáxia. Mas esse não é o ponto impressionante. O ponto impressionante é a exploração, a descoberta.
SPORE conta com a maior exploração já vista na história de um jogo, e ganha DE LONGE. A coisa mais linda que existe nesse jogo é dar Zoom para afastar a tela. Você fica... digamos... chocado.
Segue uma demonstração feita por mim:
Na primeira imagem, estou orbitando meu planeta natal (esse é meu jogo principal) Navisko. Observem a lua dele, que bonita. Na segunda imagem, eu afastei a tela com o rolinho do mouse, e posso visualizar o sistema Lutoquini, onde está o planeta Navisko. Vejam que há outros planetas, e a lua, claro.
Afastando um pouco mais com o rolinho do mouse, eu deixo de ver planetas e começo a ver outras estrelas. Esse é meu setor. Cada estrelinha é visitável e cada uma delas tem planetas e cada planeta é diferente um do outro. Alguns são estéreis, outros são verdejantes com plantas e animais. Uns muito frios, outros muito quentes, com muita ou pouca atmosfera, varia. Há de tudo. As linhas coloridas representam impérios espaciais. Eu sou o vermelho, o azul, o rosa e o roxo são aliados meus, outras espécies que também chegaram ao espaço. As estrelas cercadas por um quadrado significam que já foram visitadas por mim. As linhas duplas representam rotas comerciais entre os impérios. Mas, calma. Isso não é o final. Se eu afastar um pouco mais a tela...
Essas setinhas indicam meu setor, ou seja, as imagens de cima. E se eu der um pouco mais de Zoom pra fora....
Ai está. A galáxia Via Láctea. Tudo aquilo que eu ja explorei e descobri, era apenas um pedacinho mínimo de uma galáxia infinita de exploração.
O que há perdido por aí!? Povos, impérios, planetas fantásticos e planetas inóspitos, artefatos raros (existem várias coleções de artefatos perdidos pelo espaço) tecnologias antigas, buracos negros, estrelas binárias... Há de tudo.
Aliás, em algum lugar por aí, há o nosso sistema, o sistema Sol com a Terra e todos os outros planetas. Eu ainda não achei, mas estou procurando. Vai demorar hehe.
E claro - também há o segredo do centro da galáxia.
Há infinitas coisas para se descobrir - cada vez que entro no jogo, eu descubro algo novo. É uma experiência incrível.
E conforme você avança, você consegue novas tecnologias que vão praticamente tornando-o um Deus. Você aprende a terraformar planetas - melhorar seu clima, esquentar planetas congelados, esfriar planetas quentes, mudar o terreno, criar montanhas, vales, mares... Então, você pode abduzir criaturas de um mundo e levar para outros, formando ecossistemas e dando vida à galáxia. É possível pegar um planeta rochoso sem graça e transforma-lo num éden paradisiaco com florestas e animais. Do mesmo jeito é possível destruir planetas, encontrar planetas nos outros estágios do jogo (civilização, tribal, criatura...) e fazer contato com os nativos... Da até pra fazer circulos nas plantações! HHEahheaae é muito engraçado ver os nativos reagindo à você...
A trilha sonora é legal também. E ela depende do que você está fazendo. Acho muito legal que conforme você afasta a tela pra ver a galáxia, por exemplo, a música vai mudando.
É uma exploração sem fim, e tudo isso que mostrei, é em apenas um Zoom out/ Zoom in. Não há telas de loading, nada... A galáxia inteira está lá, aberta para você. Pegue sua nave e explore! Seja um temível pirata espacial, saqueie planetas, destrua impérios, ou seja um mestre da exploração, faça amigos, inimigos, destrua, construa, crie...
É seu universo....
e cara... Vale a pena hein ;D
Observação: Hoje em dia é muito difícil comprar um jogo original. Eles estão caros e não vale realmente a pena. Outro dia fui na 13 de maio e voltei pra casa com 6 jogos. O que paguei, não pagaria nem UM original.
Mas SPORE é um jogo que fiz questão de comprar original por um motivo: Sporepedia.
Eu já tinha o pirata, mas peguei original.
Se você tem o jogo original, você pode criar uma conta ao abrir o jogo que te conecta à Sporepedia. Então, é só você ir jogar numa boa. O que acontece: a Sporepedia fica constantemente (você não precisa mandar, ela faz sozinho) trocando as criações de todos os jogadores de Spore do mundo. Ela pega suas criações e manda pra fora, e pega a dos outros e manda pro seu jogo.
Conclusão: o jogo se torna infinito - você nunca encontrará a mesma criatura em outro planeta pois você estará constantemente baixando novas e novas criaturas e planetas e construções sem parar. Tudo sera novo e único.
Agora, se você se contenta com as 1.631 criações que já vem no jogo, compre pirata e boa =3
Bom, é isso... Eu recomendo SPORE à todos os públicos, não é um jogo pesado e pode rodar na maioria dos sistemas. Meninas, fãs de jogos e até quem não gosta muito, eu recomendo - é uma experiência única de curiosidade e exploração, além de ser bom pra criatividade.
É isso aí. Divirtam-se! :D
7 comentários:
Booom, achei um, jogo interesante, POREM, MTO NERD VELHO o.0 ! Para, quando vi ESTAGIO CELULAR eu "parei" (claro, li ateh o fim) mais ali eu vi a "nerdeza" toda do jogo saUSUHshuSHUsuhUHSs
SOU MAIS PES ou WE msm saHUSUHsuahSUHshuSHUsuh
Falando nisso, vc poderia fazer um post sobre WE e PES nao eh DANI ?*-* sauhSUHshuSHUsuhUHS
daniel, não tem o que falar.
você deita nos gaming post, e eu queria dar a idéia de fazermos um "logo" para nossas colunas.
faz um bacana para o gaming que eu vou fazer para o hd.
se quiserr lógico.
;DDDD
nosss
esse jogo comanda
aeee danielll, eu achei a terra primero q vc seu otáaaaarioooo
e ele pego esse post no uol jogos
como eu to com preguiça de cria conta no google
ASS: GoRdO
Blasfêmia!
Eu nem acesso uol jogos ¬¬
eu fiz esse post..
E como prova? LOL, tenho os jogos salvos de onde bati as fotos... além dos comentários q fiz durante a postagem....
mas que merda, não o jogo, o post, pô a galáxia é SPORE!!! Ahh, e pra quem não sabe, o que tem no centro da galáxia lá é o cajado da vida, que o steve ou estevão te dá.
Tenho algumas respostas:
Gutao, eu axo q vc tem q trokar o G du teu nome pelo P! Nerd e quem fica estudando o tempo todo e nao se diverte! e ele se joga e aprende ao mesmo tempo otario!
GoRdO, vc nao tem jeito. otario e o gutao, ele só ta fazendo o post dele, ele nem disse "eu fiz isso aki". ok bobaiao? pensa antes de acusar!!!
Wyren Mestre, de todos q eu respondi, você, é, UM FILHO DA MAE! SPORE E O JOGO! O UNIVERSO! TODAS AS GALAXIAS! UMA GALAXIA NINGUEM SABE O NOME PQ NAO DIZ! NAO E A VIA LACTEA NEM SPORE OK???
Wyvern Mestre, na verdade a Galáxia do jogo é a Via Láctea, pois no jogo existe o nosso Sistema Solar, é só procurar.
Postar um comentário