quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Gaming Post I - Crysis

Bom, já que temos vários posts "clássicos", como os Big Ball Saturday Journals ou, por exemplo, os HD Post, e já que ultimamente meus posts são todos praticamente depoimentos do AA, resolvi fazer um post "decente".

Nosso gatíssimo caríssimo bubu faz o HD Post pois ele é um cara descolado (Fonte: Super Interessante) então como eu sou um nerd bobo fã de games, irei criar (se ele não ficar bravo =X) os "Gaming Post". "Por quê?" Você pergunta. Alguém pergunta por favor! Porque eu gosto muito de jogos e como temos um grande público alvo no clube, eu e gordo e ele nem acessa o blog é uma excelente idéia a criação do Gaming Post. Além de que são 11:46 e não tenho o que fazer. (?) Se não quiser ler, tem um xizinho vermelho no canto superior direito à sua espera =)

Ah, e apenas para eu não ficar de tonto: Já foi comprovado que jogos estimulam o desenvolvimento de raciocínio, criatividade, reflexos e habilidades de comunicação! Mas lembre-se: tudo com moderação.

Bom, o primeiro post da série Gaming Post deveria falar sobre um jogo MUITO bom, afinal, é o primeiro post. Então não podia deixar de ser esse:



C R Y S I S
Desenvolvido por Crytek
Distribuído por EA Games


CRYSIS é um jogo de tiro em primeira pessoa (conhecido como FPS, do inglês, First Person Shooter) (PS: Não confundir FPS de jogos de tiro com FPS utilizado para medir a velocidade do computador, Frames Per Second (Quadros por Segundo) Um número que mostra quantas imagens por segundo a tela está gerando. Quanto maior o número, mais perfeita e "smooth" (como dizem) a animação. Quanto menor o número, mais pesado o jogo, criando aquele efeito irritante de lerdeza, onde os personagens se movem como se fossem fotos, conhecido como "Lag")
O jogo foi lançado em 2007, o que pode se dizer que já é um jogo relativamente antigo, mas ele imortalizou seu nome no mundo dos jogos pois foi e ainda é, simplesmente, o gráfico mais fantástico já feito para um jogo até hoje.
Lógico, gráficos sozinhos não fazem um bom jogo, mas é aí que entra o grande trunfo de Crysis: O jogo não conta apenas com bons gráficos, ele conta com um enredo empolgante, personagens bem feitos, atuações cinematográficas e, principalmente, uma excelente trilha sonora. (Eu acho trilha sonora uma coisa muito importante, não só em jogos como em filmes. Na minha opinião, 45% da qualidade tá na trilha sonora.)



Isso não é uma foto; é apenas mais um dos incríveis cenários de Crysis.

A empresa desenvolvedora do jogo, Crytek, tem uma longa história: Ficaram famosos com a produção de um jogo de muito sucesso, FarCry, porém após tal sucesso, vários grandes monstros do mundo dos jogos queriam comprar ou absorver a Crytek. Parte do pequeno e ambicioso grupo de desenvolvedores queria se entregar aos gigantes empresariais, outra parte, porém, achava que aquilo iria arruinar a grande qualidade da empresa: o fato de ser uma empresa local e pequena, feita de amigos.

A empresa se dividiu, e a parte que não se importava com a união do grupo acabou sendo absorvida pela famosa Ubisoft, empresa responsável por vários sucessos como Assassin's Creed ou Rainbow Six Vegas. A outra parte manteve-se como um grupo unido e começou a trabalhar em seu mais ambicioso projeto.

A parte que foi para a Ubisoft, percebendo isso, também iniciou um ambicioso projeto utilizando a Engine (plataforma em que a programação do jogo é feita) que utilizaram para FarCry, numa desesperada tentativa de criar um jogo melhor do que a Crytek original.

E assim nasceu Crysis (Crytek, 2007) e FarCry 2 (Ubisoft, 2008) mas o resultado foi surpreendente. FarCry 2 é um ótimo jogo, mas não chega nem aos pés de Crysis (sendo que a idéia era superar Crysis) Lógico, o jogo tem seu charme, com sistemas nunca antes vistos como propagação de fogo em tempo real, mas não é páreo para o gigante Crysis da pequena Crytek. E assim, o mundo se choca com uma empresa iniciada por um grupo de amigos e que acabou criando um dos melhores jogos da história, melhor do que a parte da empresa que aceitou ser engolida pela gigante Ubisoft.

Assim, nasceu Crysis.



CRYSIS é um jogo passado em 2027. Você é NOMAD (apelido, significa "Nômade"), um membro das Forças Especiais do exército estadunidense e equipado com uma das novas Hi-Tech NANOSUITS (Nano Armaduras), vestimentas especiais capazes de aumentar sua força, velocidade, resistência e até torna-lo invisível através de nanopartículas injetadas na corrente sangüínea.

Você começa o jogo num avião juntamente com sua equipe, Prophet, Aztec, Jester e Psycho (todos apelidos militares), onde recebe as instruções da mais nova missão do grupo: saltar numa ilha chamada Lingshan, no oceano índico, onde um grupo de pesquisas estadunidense descobriu algo surpreendente e logo depois a ilha foi atacada e dominada pelo exército coreano. Sua missão é resgatar os cientistas sem causar alarde, para não iniciar uma guerra.

Porém, tudo começa errado já no salto, onde sua equipe se separa devido a um estranho objeto que se choca com você. Silenciosamente, seu grupo progride em procurar os cientistas, mas coisas estranhas começam a acontecer no caminho, alguém está atacando coreanos e não são vocês, algo grande...

Bem, em resumo: a grande descoberta é como um receptor, uma "antena" alienígena que estava abandonada na Terra. No momento em que foi ativada, ela acordou seus donos. A tecnologia é muito valiosa, por isso tanto coreanos quanto estadunidenses iniciam uma guerra visando conseguir botar as mãos nesse tesouro.



Se você gosta de jogos de tiro e busca um jogo com MUITA ação, uma boa história, músicas empolgantes, explosões sensacionais e uma interação impecável (você decide como fazer as coisas. O jogo te dá infinitas opções: quer entrar invisível? Quer entrar com super força chutando todo mundo? Quer entrar com sua metralhadora explodindo tudo? exploda tanques de gasolina, arremesse soldados, pegue corpos para usar de escudo, você decide.)

Crysis oferece tudo isso e muito mais. E caso goste muito e o jogo acabe, nada tema: já estão nas lojas o Crysis: Warhead, um pouco menor mas muito melhorado, conta a mesma história de Crysis mas do ponto de vista de Psycho, companheiro de Nomad. Além da continuação, Crysis 2, que está anunciada para 2009.

Para os fãs de jogos online, Crysis também conta com um multiplayer incrível, similar à Counter-Strike e Battlefield, há o famoso mata-mata, em times ou o genial modo Struggle, onde você e seu time devem defender sua base, comprar melhorias e veículos como tanques, helicópteros e até lança-mísseis nucleares, tendo como objetivo destruir a base do time inimigo. Os jogos contam com até 64 jogadores por time.

Atenção! Para jogar Crysis online, é necessário ter uma Cd-Key original, ou seja, o jogo deve ser original.
Se você quer apenas curtir a bela campanha Single-Player, ele pode ser pirata.
E lembre-se, você precisa ter um bom computador para isso. É possível jogá-lo com um computador razoável, mas não espere ver os melhores gráficos.

Configuração MÍNIMA para jogar sem muito lag:
Processador: 3.2 GHz
Ram: 1 GB
Vídeo: 256 mb

Configuração RECOMENDADA para jogar bem:
Processador: 2.8+ GHz Dual Core
Ram: 2GB
Vídeo: 512 mb

Configuração para jogar com tudo:
Processador: 3.2 GHz Core 2 Quad
Ram: 4GB
Vídeo: 1GB

3 comentários:

Bruno Massaioli disse...

Usuário de Mackintosh e Victor:

"onde fica esse xizinho vermelho?"

daniel, lindo o post. não precisa nem falar. auhauah

fofo

Massayoshi disse...

loko o post pd deixa q eu vo le tds viw na ausencia do gordo sahsuashuas...meu computador acho q nem preenche os requisitos minimos e rodo bem o jg no grafico padrao(logico) nem travo :)....bom deixei d jg q por alguma razao descobri q alguns jogos me dao tontura do nd...:/....

"Jack" disse...

sim, eu sei :P
eu coloquei como mínimo o pc do meu irmão, onde zerei o jogo pela segunda vez e roda sim...

mas eh pq vc nunca foi mto longe, acho, mas algumas cenas mais agitadas ou com mais coisa, como a batalha da invasão ou a luta no porta-aviões, dão algumas travadinhas...e nós (INFELIZMENTE!!) não vimos o potencial maximo, que só é atingido com DX10 e etc =P

mas tudo bem :D

proximo gaming post: SPORE